Fale como um japonês nativo

Aprender Japonês é como jogar board game


Aprender japonês é um grande desafio. A aventura de se debruçar e absorver a cultura e a forma de pensar de um povo milenar é algo deveras complicado, mas pode ser muito divertido e satisfatório para quem decidir entrar nesse jogo.

Acredito que alguns de vocês já devem ter percebido que sou fã de games. Desde criança estive envolvido em ambientes com jogos. Sejam eles digitais ou não. Meu primeiro videogame foi o nintendinho (NES/FAMICOM) e depois dele nunca mais parei. Eu poderia até dizer que a Nintendo é um amigo de infância. Costumávamos ir juntos pra escola na época do gameboy e depois de fazer as tarefas era só se juntar e ligar em 64 bits ou mais.

Embora a Nintendo fosse como meu “melhor amigo” eu tinha outros. Os não digitais. Sabe aquele tipo de amigo offline? O famoso jogo de tabuleiro, o board game. Conheci alguns quando era mais novo, mas só fui firmar uma grande amizade já adulto. E foi aí que eu me questionei uma coisa: e se aprender japonês fosse um board game?

Baixe gratuitamente o ebook Lista Completa de Kanji JLPT N5 clicando aqui!

Introdução e objetivo

Todo bom board game começo com uma temática, uma contextualização. Nosso jogo se passa no Japão moderno. Já depois de milhares de anos de existência, o Japão é conhecido como uma das grandes economias mundiais que preza pela tradição e a modernidade. Neste jogo, o objetivo é aprender japonês, aprender a conversar e dominar o idioma. As motivações, por outro lado, são individuais de cada jogador! Cada player tem sua própria ficha.
Dica #1: As motivações podem mudar durante o decorrer do jogo. Isso não é um problema. Abrace essa mudança se ela vier.

O Japão moderno, com um toque de tradição.

O livro de regras.

Não se iluda meu caro amigo estudante, o jogo sempre começa nas regras. Quem domina as regras de forma clara, tem vantagem no jogo. As regras são o alicerce do idioma e do jogo. Embora possam parecer chatas, são necessárias. No entanto, uma vez que você começa a entende-las, é só começar a aplicar. Neste jogo, as regras podem ser chamadas de gramática e serão aplicadas do início ao fim. Dedicar um tempo especial a elas pode te economizar um bom trabalho de ter que ficar voltando pro livro de regras.
Dica #2: Dominar as regras 100% é praticamente impossível, até mesmo para os criadores do jogo, então não se preocupe em ser o mestre da gramática.
Dica #3: Errar é uma regra neste jogo! Pode errar à vontade. Mas lembre, sempre que tiver dúvida, pergunte.

Começar pelo simples, pela base.

O Jogo

Como já disse, o incio do jogo é nas regras, mas como é que é o jogo? O board game “Aprender Japonês” aproveita alguma das dinâmicas encontradas nos RPGs (Role Playing Game). Na medida em que você vai ganhando conhecimento e experiência você vai dominando novas habilidades e desbloqueando novos conteúdos. E você nunca vai descartar o que você aprendeu. Leve em consideração que o seu conhecimento é acumulativo. Quanto mais você adquirir, mais ferramentas você terá para continuar em frente.
Dica#4: Conversar em japonês dá muita experiência! Aproveite sempre para praticar e evoluir de nível.

Quer upar e conseguir xp? Vai conversar!!!!!

Aprender Japonês: Co-op e Solo

Talvez este seja o quesito que faça com que eu goste tanto de aprender japonês. Embora a sua evolução seja algo pessoal, você pode sim jogar este jogo no modo cooperativo. Nós aqui do Kotobá estamos para te ajudar com isso! Alguns exemplos de co-op são: salas de aula, bate papo, fórum e os comentários dos nossos posts. Conversar com amigos pode também ser de grande ajuda no jogo. Não se esqueça que muito dos jogadores mais experientes estão dispostos a te ajudar.
Dica #5: O modo Solo representa o estudo em casa, o esforço pessoal.
Dica #6: O modo Co-op é aproveitar o encontro de cada Solo individual. Aproveite as trocas.

Estudar com os amigos sempre é muito bom! Todos podem evoluir juntos no jogo.

Extra: Side Quest

Como falei no começo, o objetivo é aprender japonês, mas as motivações pertencem a cada um. No entanto, existem side quest e achievements que você pode querer alcançar. Um deles pode ser o JLPT, o teste de nível de proficiência. Você pode saber um pouco mais sobre os benefícios deste achievement aqui. Outra side quest pode ser um intercâmbio. Querer morar no Japão, o teste final de sobrevivência! Se quiser saber mais, só clicar aqui.

Dica #7: Aproveita!!!
Dica #8: Não esqueça de se divertir!!!

Aproveita!!! Se diverte!

Espero que você tenha curtido esse review sobre o board game “Aprender Japonês”. Me diz nos comentário se você tem alguma dica pra compartilhar que você ache que o pessoal vai gostar de saber!

Psicólogo de formação, Já morou em Argentina e Chile mas foi na cultura Japonesa que se apaixonou. Co-fundador do canal culinário e cultural, Japa na Chapa. Tem como autor favorito da literatura japonesa Yasunari Kawabata.
  • Muito massa o texto, Lucas san! Belas dicas e analogias com boardgame 🙂