Carreira e bolsas de estudos

Por que o certificado de proficiência JLPT vai te fazer (muito) bem?


Cada um tem o seu motivo de realizar o JLPT, exame de proficiência em língua japonesa,  ou vulgo nouryokushiken. Veja agora como você pode se beneficiar.

Logo que entrei para a escola de língua japonesa comecei a escutar todo tipo de historia sobre provas, cursos e bolsas de estudos que os brasileiros poderiam fazer, tanto onde eu morava como fora do estado e do país. No meio de tantos ‘mitos’ de como eram essas provas e de das fantasias de viajar par ao Japão do jeito mais fácil do mundo sem ter que se esforçar muito, existe a verdade! E a verdade não é complicada de entender. Borá lá que vou te contar um pouco dela.

De fato existem provas, cursos e bolsas de estudos para os estudantes de japonês aqui no Brasil, mas coloquei nessa ordem de propósito. Eu passei por todos esses momentos, um por um, e vi que talvez o melhor caminho pra conseguir esses três estágios, é o que nos vamos começar hoje juntos! Borá lá?

JLPT, O que é?

Se você já começou a estudar japonês, você provavelmente já deve ter ouvido falar no JLPT não é? Ele é o exame de proficiência em língua japonesa, o famoso ‘noryoku shiken’ 【語能力試験】. Não se preocupe se você não sabe o que é ‘proficiência’, pois é apenas uma palavra rebuscada para ‘habilidade’ e/ou ‘conhecimento’. Imagina o nome do exame trocado: “exame de habilidade e conhecimento em língua japonesa”, ficou bem mais claro não foi? Agora que você já sabe com o que estamos lidando, vamos nos aprofundar um pouco mais.

Este exame é realizado pelo governo japonês, sendo gerido aqui no Brasil pela CBLJ (centro brasileiro de língua japonesa). O propósito da prova é medir o nível de conhecimento que os estudantes têm e assim poder oferecer um serviço e um estudo melhor aos estudantes de acordo com o nível deles. A prova é dividida em 5 níveis de forma crescente, começando pelo N5 que é considerado o mais simples, para depois vir o N4, o N3, o N2 e por fim o N1. Todos os níveis possuem a mesma estrutura, o que muda é a dificuldade e o tempo de realização da prova.

Ta ai… um monte de kanji bonito que aprendi estudante pro N4 hahahaha

A estrutura.

Os exames são compostos por quatro categorias: moji 【文字】 & goi 【語意】, bunpou 【文法】, choukai 【読解】 e dokkai 【聴解】. Em português respectivamente: vocabulário, gramática, interpretação de áudio e interpretação de texto. Em outras palavras, a prova procura testar os conhecimentos diversos que você vai precisar para dominar japonês. Na sessão de vocabulário as perguntas são bem curtas e objetivas para ver se você conhece o significado de uma determinada palavra ou a leitura de um kanji, na gramática eles vão realizar perguntas referentes às regras gramáticas, como o uso correto de uma partícula ou expressão, assim como de conjugação de adjetivos e verbos.

No choukai, conhecido por muitos pelos cursos de inglês como ‘listening’, eles irão colocar conversas em áudio para você escutar e na medida em que as informações forem sendo liberadas, você vai respondendo as questões. E no dokkai, assim como no choukai, você irá interpretar, mas a escrita neste caso. São textos como emails, noticias e comunicados de trabalho. As questões são objetivas em sua grande maioria e são todas de múltipla escolha, e com o avanço dos níveis, as questões ficam mais complexas e mais longas no choukai e dokkai.

 

Nível Seções do exame [5]
(duração)
Duração total
N1 Vocabulário/Gramática・Leitura e interpretação
(110 min)
Compreensão auditiva
(60 min)
170 min
N2 Vocabulário/Gramática・Leitura e interpretação
(105 min)
Compreensão auditiva
(50 min)
155 min
N3 Vocabulário
(30 min)
Gramática・Leitura e interpretação
(70 min)
Compreensão auditiva
(40 min)
140 min
N4 Vocabulário
(30 min)
Gramática・Leitura e interpretação
(60 min)
Compreensão auditiva
(35 min)
125 min
N5 Vocabulário
(25 min)
Gramática・Leitura e interpretação
(50 min)
Compreensão auditiva
(30 min)
105 min
Conhecer a estrutura e suas engrenagens! E fazer sua parte para que tudo funcione.

Benefícios!

O exame de proficiência é reconhecido e bem conceituado no mundo inteiro e para muitas instituições é o único que pode conferir a você um certificado de conhecimento que pode ser validado pela empresa que pode te oferecer uma bolsa de estudos ou até mesmo um emprego no Japão. Sim meu caro amigo, ele ajuda bastante! Ter um certificado do JLPT atestando que você passou em um determinado nível mostra que você tem um determinado conhecimento e isso pode ser crucial na hora de disputar uma vaga no MEXT ou tentar trabalhar em empresas japonesas.

Mas antes de pensarmos nos benefícios posteriores ao resultado do exame, vamos pensar no que podemos ganhar antes e durante.

  1. Ter um objetivo ao estudar. Estudar com uma meta do tipo JLPT pode ser muito bom para manter um caminho a ser trilhado na hora de decidir “por onde começar?” e “o que estudar agora?”.
  2. A linha proposta para o aprendizado de kanji da JLPT é hoje a mais usada entre estudantes estrangeiros da língua japonesa. Então ao responder “quais kanjis estudar?” você pode usar alinha da JLPT para o dia a dia e como meta de aprendizado.
  3. As provas não são realizadas em todos os estados, então provavelmente você terá que fazer uma pequena viagem, e essa pequena viagem pode ser muito enriquecedora. Fiz grandes amigos nos fim de semanas de provas que realizei no passado. Amigos de diversos estados.
  4. Nas viagens, os estudantes se ajudam, as trocas de informações e experiências são grandes momentos de aprendizagem.
  5. “Teste de fogo”. Afinal, você está lá pra testar o seu conhecimento pessoal desse idioma que você tanto gosta de estudar!

E os benefícios que vem depois de ser aprovado? Pois bem, esses são mais subjetivos do que objetivos, pois dependerá de você! Ter em mãos o certificado do JLPT é um upgrade no currículo. Você poderá atestar seu nível de conhecimento entre iniciante (N5) básico (N4), intermediário (N3), avançado (N2) e ‘fluente’ (N1).

  1. Pontos extras para o currículo.
  2. Prestigio e vantagem na disputa por bolsa de estudo.
  3. Reconhecimento certificado, reconhecido e bem conceituado pelas empresas e universidades japonesas.
  4. Se amostrar pros amigos, não tem preço.
  5. Tornar-se professor de japonês.
Rumo ao sucesso!

Dicas do ルーカス!

Antes mesmo de estudar, conheça um pouco da prova, desmistifique esses mitos que correm entre os estudantes de japonês. A experiência pode ser muito positiva e nutritiva, mas depende de você para que seja aproveitada ao máximo!

Não pule os níveis!!! Não consigo enfatizar isso o suficiente. Vi muitas alunos decidirem não realizar o N4 porque decidiram estudar mais um ano (desculpa por não ter estudado de verdade pro N4) e ir direto para o N3 e infelizmente nunca vejo eles sendo aprovados. Os níveis existem para serem cronológicos, do N5 até o N1 e a diferença entre os níveis pode ser algo bem assustador para algumas pessoas.

Fazer o N5 e o N4 não é perda de tempo coisa nenhuma! São as bases do japonês. Dominar os conteúdos apresentados nessas provas quer dizer que você domina o alicerce do teu conhecimento. Imagina que você vai construir um prédio, se começar pelo topo, ele nunca vai ficar pronto. Comece pela fundação, e faça dele algo firme que possa suportar o que vem depois, e assim nunca vai desmoronar. Um alicerce firme significa um bom profissional e estudante.

Se não passar, não tem problema, tenta de novo! Não fica marcado no seu currículo que você não passou e não passar não quer dizer que você não é bom, mas sim que você não tem aquele conhecimento AINDA!

JLPT Desmistificado – Oportunidades e Segredos do Exame de Proficiência

Extra! – Conheça  e escute.

O kotoba realizou uma entrevista com a Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ). Hiro teve a oportunidade de conversar com aqueles que estão por trás das provas aqui no Brasil, assim como de perguntar aquilo que todo estudante precisa saber para conhecer o cenário da língua japonesa aqui no Brasil e no mundo, e os benefícios de realizar o JLPT.

E ai, você já fez JLPT? Vai fazer esse ano pela primeira vez? Conta como ta sendo o teu estudo aqui nos comentários e deixa aquela dica pra ajudar quem vai fazer a prova também! Ajudar quem esta na mesma situação pode ser o caminho certo.

Parabéns! Ao ler esse texto, você acaba de aumentar 1 nível de conhecimento 🙂
Carreira e oportunidades
100%

Torne-se Kotobá VIP e receba conteúdo e notícias em primeira mão!