A vida no Japão

Top 5 – Doramas mais assistidos pelos estudantes brasileiros de japonês no Netflix


As produções japonesas, os doramas, os mangas e os animes, tem ganhado o seu espaço no mundo inteiro. Aclamando seu espaço até mesmo na grande empresa de streaming, a Netflix. Assistir doramas japoneses para estudar tem se tornado uma pratica cada vez mais comum.

Nada me deixa mais feliz do que falar sobre produções japonesas. Como muitos que acompanham o facebook e o blog do kotobá, também sou fã do que os japoneses são capazes de fazer em prol do nosso entretenimento. Estou falando aqui dos animes, dos mangas, dos doramas e dos filmes. No entanto, hoje trago para vocês uma lista muito especial de doramas. O kotobá fez uma enquete e perguntou quais eram os doramas mais assistidos no Netflix e aqui estou eu para trazer o resultado para vocês. Junto dela, trago algumas dicas para te ajudar a assistir os doramas japoneses para estudar melhor.

Mas antes do nosso top 5 (leia-se “top five” pra ficar mais bonito) começar, vou esclarecer uma coisa. Talvez você não saiba o que é um dorama e por isso deixe-me iluminar as tuas veredas.

Dorama (ドラマ) é a forma pela qual são conhecidas as series orientais. Elas podendo ser produzidas em diversos países, como no Japão ou na Coreia do Sul. De forma simples, no português, poderíamos chamar os doramas de seriados ou novelas. Embora essas palavras possam ser correspondentes, o dorama carrega uma serie de peculiaridades e diferenças. Sendo elas encontradas no roteiro, na produção e na atuação e em outras diversas áreas.

Então vamos lá para os top 5 doramas mais assistidos no Netflix:

Que beleza!

1 – Terrace House: Boys & Girls in the City

Um reality show japonês. Talvez você não o considere um dorama, mas ele está causando tamanha impressão e divertimento nas pessoas que ele surgiu como um dos mais votados! Tenho que admitir que por causa deste texto, comecei a assistir também. Consiste em grupo de seis homens e mulheres que começa a conviver sob o mesmo teto. Eles só têm uma casa maravilhosa e um carro. Como sempre, nada de roteiro e bastante daily life situations.

Confere o trailer aqui!

Veja também:  5 curiosidades da língua japonesa que você não sabia
Big brother? hahahah

2 – Good Morning Call

Diferente do anterior, este é um bom representante do J-Drama (dorama japonês). Conta a historia de uma menina que conseguiu seu próprio apartamento, mas terá que dividi-lo com o garoto mais popular da escola e ninguém pode saber que eles moram juntos. O seriado é sempre acompanhado por um toque de romantismo e comedia.

Confere o trailer aqui!

O que seria do mundo sem as aventuras do ensino médio japonês?

3 – Samurai Gourmet

Se você for parecido comigo, então este dorama é pra você. É sobre comida e samurai rapaz, chega mais e escuta só. O seriado conta a historia do Takeshi. Um recém-aposentado que redescobre a paixão pela vida e pela comida ao entrar em contato com seu guerreiro interior e passar a comer o que dita seu coração. O dorama é um drama… desculpa, mas não aguentei não fazer o trocadilho! Mas não deixa de ser verdade, é um drama de boa qualidade e reconhecido pelo publico.

Confere o trailer aqui!

Ingredientes…anotando mestre, fale mais

4 – Midnight Diner: Tokyo Stories

Dentre os cinco mais vistos, este aqui é o que eu mais gosto. Primeiro pela trilha sonora, ela é simplesmente fantástica. Músicas e sons que combinam para cada situação. Claro que não esqueci do ingrediente principal, a comida. O seriado é ambientado em um restaurante pequeno bem típico japonês. Nele os clientes encontram conexões profundas entre si a partir do interesse compartilhado pelo mesmo prato. Com episódios bem variados, você vai encontrar comedia, romance, suspense e drama.

Confere o trailer aqui!

Esse ai é bom!

5 – Atelier

Claro que não poderia faltar um dorama sobre moda. Afinal de contas, estamos falando de produções do Japão. Atelier conta a historia de uma jovem apaixonada por tecidos que consegue um emprego em uma empresa japonesa de lingerie. Mas uma vez dentro, ela percebe que precisará de muito esforço e ajuda. Um seriado para acompanhar um muito de muitas belezas. Vale a pena dar aquela conferida.

Veja também:  8 expressões essenciais para a vida no Japão

Aproveita e já confere o trailer aqui!

O diabo veste kimono. Tá certo isso produção?

Extra – Doramas japoneses para estudar

Pensei em trazer um dorama que gostei muito como extra, mas achei melhor te dar umas dicas para estudar. Afinal de contas, estudo e diversão podem sim andar de mãos dadas. Inclusive fiz um texto bem legal sobre isso, pra ler é só clicar aqui. Afinal de contas, como estudar com o seriado? Vou te dar três dicas:

  • Use as legendas, elas vão te ajudar na compreensão. Assim que escutar uma palavra que você não conheça, anote ela e o contexto que ela se encontra. Quando acabar o episódio, pesquise o significado e o uso, depois compare novamente com o seriado.
  • Novas formas de falar. No seriado vão aparecer jargões, ditados e palavras usadas de forma coloquial. Aproveite para aprender essas nuanças para conseguir entender melhor e aprender a falar de forma mais fluida.
  • Separe a atuação da realidade. Existem muitas reações e falas que não são usadas no dia a dia. Se alguma te chamar a atenção pesquise se ela é usada, pois mesmo que as pessoas te entendam, elas podem ser vistas como infantis.

Espero que você tenha gostado. Me conta nos comentários qual desses você assiste e se você assiste algum que não fez parte do nosso top. E qual você usa desses doramas japoneses para estudar. Agora com licença que vou assistir meu Netflix aqui.

Parabéns! Ao ler esse texto, você acaba de aumentar 1 nível de conhecimento 🙂

Conhecimento
100%

Gostou? Junte-se a mais de 1500 estudantes inteligentes de japonês e receba atualizações de artigos e dicas imperdíveis para melhorar a sua fluência no japonês!

 

Veja também:  EP06 – O que fazer quando se atrasar no Japão?

Ah, compartilhe e ajude este artigo chegar às outras pessoas. Fará uma GRANDE diferença para mim. Arigatou 🙂

 

Psicólogo de formação, Já morou em Argentina e Chile mas foi na cultura Japonesa que se apaixonou. Co-fundador do canal culinário e cultural, Japa na Chapa. Tem como autor favorito da literatura japonesa Yasunari Kawabata.

  • Terrace House é um dos melhores para aprender nihongo por ser reality show. O uso de vocabulários e formalidades é diferente de dorama de escola e animes, por isso, se for “imitar” a forma de falar, melhor pegar deles 🙂 (Eu que falei tão mal de BBB e outros, falando bem aqui de um Reality Show. O mundo dá volta).

  • Esli Freitas

    O 3 e o 4 são os melhores estou no aguardo de novas temporadas!!! Apesar de não saber se vai haver kkkk, Mataashita o/ ( para assistir mesmo kkkk não avaliei pelo teor de aprendizado 😛
    !

  • Hahaha, tá valendo também! Midnight Diner é massa mesmo, já lia pelos mangás.

  • Esli Freitas

    Oxente!! Eu achei que era criado pra televisão, então era um manga… Vou procurar pra ler, que da hora!