Novidades

Como estudar no Japão de graça


Estudar no Japão de graça é o seu sonho. Isso pode ser mais simples do que você imagina! Conheça quatro tipos de bolsas que são oferecidas pelo governo japonês.

Quando eu comecei a estudar Japonês na escola eu queria muito ir passear no Japão. Conhecer as cidades famosas como Kyoto, Osaka até mesmo a capital Tokyo e poder conversar com os japoneses tranquilamente, mas durante o curso eu comecei a escutar histórias sobre bolsas de estudo e trabalho pra ir morar no Japão. Achei muito bacana a ideia, mas ninguém sabia me explicar direito como funcionava ou que tipos de bolsas existem para aqueles que não são descendentes como eu (Normalmente tem mais oportunidade para quem é descendentes). Você que está com uma dificuldade parecida comigo há alguns anos, aqui estou eu para lhe ajudar.

Atualmente existem quatro programas de intercâmbio para brasileiros não descendentes, mas desta vez vamos falar sobre as bolsas oferecidas pelo governo japonês através do ministério da educação, esporte, ciência e tecnologia (MEXT) que estão para abrir.

Há vários níveis: De nível técnico a doutorado. Veja quais são os programas que mais se encaixa para você.

Baixe gratuitamente o ebook Lista Completa de Kanji JLPT N5

Nível Técnico

Essa bolsa é pra você que está saindo da escola, tem entre 17 e 21 anos e já quer se inserir no mercado de trabalho estudando e trabalhando. É uma bolsa que visa de fato a pratica e por isso as áreas disponíveis são em sua maioria de exatas. Uma grande oportunidade para quem quer trabalhar como engenheiro ou arquiteto. Mas, a parte boa mesmo vem agora: a bolsa tem duração de 4 anos. Sendo um ano dedicado ao aprendizado de japonês. Você vai estudar japonês no Japão e ainda vai fazer o curso técnico que você queria.

Veja também:  Aula 2: 5 técnicas para melhorar o seu estudo na língua japonesa | JLPT DESMISTIFICADO

Regulamento.


Graduação

Surpreso? Eu também fiquei quando fiquei sabendo que o governo japonês da essa boa oportunidade para o brasileiro de fazer uma boa graduação acadêmica no curso que você quiser sem custos e ganhando dinheiro. A faixa etária também fica entre os 17 e os 21 anos de idade e a duração da bolsa é a mesma duração de m curso superior aqui no Brasil, 5 anos.

Por ter que fazer o vestibular no nível padrão dos Japas (cai até limites e derivadas) não é uma bolsa que é muito procurado pelos brasileiros. Se você se garante principalmente em matemática, talvez seja uma oportunidade.

Regulamento.

Já fica a dica de uma boa universidade =)

Curso Profissionalizante

E quando você pensou que não poderia ficar melhor, então vem o curso profissionalizante. Como o nome sugere, o curso é pra se especializar em uma área especifica e aprender japonês. Dos 3 anos de bolsa de estudo que eles disponibilizam 1 ano é dedicado ao estudo da língua japonesa.

Regulamento.

Já pensou? Fazer um curso sobre cultura e aprender como fazer sushi!

Pesquisa (Pós-Graduação)

Quando decidi me aplicar pro MEXT eu ia completar 22 anos e essa foi a única bolsa na qual eu pude me inscrever. Esse programa já é para aqueles que terminaram a graduação e pensam em fazer mestrado ou doutorado e seguir uma carreira acadêmica. A bolsa se aplica a todo brasileiro que tem até 34 anos de idade. O bom da bolsa é que pode ser em qualquer área desde que seja a mesma do seu curso superior. E sim, você tem 6 meses para estudar japonês tranquilamente.

Normalmente é a bolsa mais procurada pelos brasileiros. Talvez pela idade dos candidatos, que já são mais maduros e sabem o que quer conseguem se arriscar. Ao meu redor, conheço várias pessoas que se candidataram incluindo quatro que conseguiram.

Veja também:  EP07 - Como me apresentar no primeiro dia da pós no Japão?

Regulamento.

Já pensou em morar na mesma cidade que o Kenshin?

Extra: Outros programas.

Existem outros três programas que oferecem bolsa para o Japão. O programa da Fundação Japão, o do JET e o da Ciência sem Fronteiras.

Os programas da fundação promovem interação cultural, desenvolvimento de professores e relações internacionais.

O JET promove um intercambio de trabalho para brasileiros que são fluentes na língua japonesa e querem trabalhar com as prefeituras japonesas.

O Ciência sem Fronteiras que promove doutorado para aqueles que desejam fazer suas pesquisas no Japão. O programa do governo brasileiro parece que está parado, por enquanto. (Se você souber alguma novidade, deixa ai nos comentários!)

Takeaways

  • Há várias oportunidades para jovens de até 21 anos, pouco concorrido.
  • As mais procuradas são para pós-graduação, por estar no tempo certo para muita gente.
  • Aproveita os textos do KOTOBÁ para estar fluente quando chegar ao Japão. Você já sabe falar “eu” do jeito certo, por exemplo?
Tenho certeza que você pensou em dar um pulinho aqui que eu to ligado.

E ai, o que você achou das oportunidades de estudar no Japão?  Vamos nos preparar para as inscrições? Elas normalmente começam em maio e junho, mas é só ficar ligado no Kotobá que vamos te avisar assim que o governo japonês anunciar as datas. Diz nos comentários o que você achou das bolsas de estudos e pra qual você pretende se aplicar e se quiser saber mais sobre elas deixe sua pergunta! ありがとうございます!

Parabéns! Ao ler esse texto, você acaba de aumentar 1 nível de cultura na sua fluência 🙂
Cultura
100%

Gostou? Junte-se a mais de 1100 estudantes inteligentes de japonês e receba atualizações de artigos e dicas imperdíveis para melhorar a sua fluência no japonês!

 

Ah, compartilhe e ajude este artigo chegar às outras pessoas. Fará uma GRANDE diferença para mim. Arigatou 🙂