Fale como um japonês nativo

3 motivos para você falar japonês errado


Veja os três motivos para você falar japonês errado para acabar sendo mais fluente em japonês. Nesse caso, a regra de “melhor que nada” se aplica muito bem. Não tenha medo. No aprendizado de japonês, normalmente o maior inimigo é você mesmo.

Kon’nichiwa!

No Kotobá VIP tenho recebido algumas perguntas e pedido de dicas para falar melhor japonês. Pensando comigo mesmo por um tempo, decidi escrever sobre o medo das pessoas tem ao falar japonês. Até porque foi um dos motivos de ter começado o Kotobá: ajudar estudantes brasileiros a ser fluente em japonês. A verdade é clara: muita gente tem medo de falar japonês errado. Eu sei que você deve ter também. Dizem que falar em público é o medo numero um e supera até o da morte. Imagine então cometer erros e ser alvo de julgamento? Então decidi listar aqui, três motivos para você falar japonês errado e ver o que está perdendo.

Veja também o nosso material mais recente “Lista Completa de Kanjis JLPT N4”

フリー写真 腕立て伏せをしている外国人男性

1 – Fale japonês errado porque você pratica mais

É meio óbvio mas como uma amiga minha costuma dizer: “O óbvio tem que ser dito”. Então, aqui está dito!  Você pode sim já estar lendo japonês, escrevendo e até escutando. São vários meios de receber input no seu cérebro. Imagine agora quando você de fato fala?

Assim como você não aprende a andar de skate apenas vendo os outros, você não vai com japonês. Você tem que chegar lá e tentar, mesmo que caia algumas vezes. E deve doer! Lembro até hoje das minhas quedas. Mas, uma coisa te prometo: normalmente o único que acha ridículo é você mesmo.

Veja também:  Manual de etiqueta japonesa 101: Aizuchi (相槌)

Você riria dos outros que estão tentando? Pois é. Então, pode ficar tranquilo que provavelmente estarão pensando o mesmo de você. Ganbare!

Ao falar, você não só pratica a musculatura e prepara o movimento da sua boca para falar japonês melhor. O fato de você escutar a sua própria voz faz uma gigante diferença. Você cria um feedback a sua massa cinzenta para aprender mais.

feedback

2 – Fale japonês errado porque você recebe feedback mais rápido.

Imagine você recebendo aulas grátis dos nativos, professores e até mesmo de quem sabe falar mais japonês que você? É uma das melhores maneiras de aprender japonês: receber feedback preciso e corrigir seus erros. Se você está indo para o caminho errado, melhor corrigir o caminho o quanto antes, não é mesmo?

Mas perceba que brasileiros nem japoneses são um povo com costume de fazer críticas abertamente, mesmo que construtivas. Não é culpa delas. A gente é orgulhoso, perfeccionista (ou precisa se achar) e cresceu aprendendo que errar é feio. Uma ova! Errar é lindo! É a porta para a melhoria.

Quando tinha acabado de chegar ao Brasil, eu falava muito mal português (até hoje falo e escrevo errado, como vocês percebem :P). Mas era bem pior. Bem pior que chegava a ser uma agonia muito grande. Quando criança, no Japão, eu adorava ler livros. No Brasil, não lia porque cada página que tentei ler do O Código Da Vinci precisava folhear quinze vezes o dicionário.

Até que minha mãe decidiu me colocar em uma escola um pouco melhor e as pessoas ao redor começaram a me corrigir. Hoje estou aqui escrevendo e ensinando japonês em português 🙂

Cabe a você deixar claro esta mensagem aos outros e ter postura aberta para receber feedback.

Veja também:  Qual o certo, NIHON ou NIPPON?
agatha chrsitie o assasinado de roger ackroyd
PS: A história acabou bem. Outro dia li um livro desse em um dia apenas. É bom poder apreciar uma boa leitura em um outro idioma que você gosta (você vai adorar ler livros em japonês!).

Leia também o artigo “Como estudar no Japão de graça”.

フリー写真 寒そうな二人の日本人女性のポートレイト

3 – Fale japonês errado várias vezes.

A primeira tentativa vai ser frustante. Não pare. A segunda, também. Não pare. Não pare que um dia alguém vai chegar e te elogiar: “Poxa, você tá falando tão bem agora! Sugeeee!”.

É um ciclo de aprendizado. Você fala, se escuta e pratica. Você fala, te corrigem. Você tem que “girar” esse ciclo mais vezes, aumentar o tamanho Até que um dia você percebe que “já está lá”. Quando esse momento chegar, nem será um fardo você falar errado. É normal para você falar e melhorar. Estará falando certo.

Cebolinha é elano que se aprende
Cebolinha fala “elado” e ainda pegou a Mônica versão mangá

Tem uma frase que carrego comigo: Better done than perfect. “Melhor feito do que perfeito”. Se você encarar a o erro como uma falha, estará acabado. Mas se você entender que é um aprendizado, irá longe. Não seja o seu próprio inimigo.

Caso tenha alguma dúvida, assista este vídeo que gravei falando sobre o assunto:

 

Parabéns! Ao ler esse texto, você acaba de aumentar 1 nível de fluência 🙂

Proficiência
100%

Gostou? Junte-se a mais de 1100 estudantes inteligentes de japonês e receba atualizações de artigos e dicas imperdíveis para melhorar a sua fluência no japonês!

 

Ah, compartilhe e ajude este artigo chegar às outras pessoas. Fará uma GRANDE diferença para mim. Arigatou 🙂

Comente o que você achou do artigo para continuar o papo sobre esse assunto!

Nipobrasileiro arretado de Recife. Fundador do Kotobá – Japonês Simples! Acredita que a mudança vem pelo empoderamento das pessoas. Gosta de café, livros e passear de skate.