Fale como um japonês nativo

5 jogos de tabuleiro para você praticar japonês com seus amigos


Jogos de tabuleiro para praticar japonês é uma ótima escolha. Jogar, aprender japonês e ainda se divertir é uma opção difícil de achar. Imagine você manter o estudo, tornar-se proficiente e fluente sem precisar sofrer por isso? Preparei uma lista com cinco jogos facilmente encontrado no Brasil para você poder praticar japonês com seus amigos e acabar aprendendo vocabulários e ficando mais fluente na língua japonesa, sem sofrer.

Não vou mentir, gosto muito de aprender japonês, de conversar em japonês e consumir o conteúdo midiático deles. Porém, para aprender muito do que sei, eu tive que sentar em uma cadeira sozinho e ler muito de um livro branco e preto sem graça nenhuma. Por causa disso, comecei a me ajustar melhor na minha necessidade. Comecei a buscar e a criar outras formas de aprender, estudar e praticar o japonês.

Não acredito que estudar sozinho e seja por natureza algo ruim. Funcionou pra mim por um bom tempo, mas chegou uma hora em que não dava mais conta da minha necessidade. Nessa busca de encontrar novos caminhos para ensinar e aprender, em uma conversa com o Hiro-sensei, surgiu a ideia de utilizar jogos de tabuleiro para praticar japonês.

Ora, a prática leva a perfeição e a conversação uma das melhores maneiras para praticar a língua japonesa. Por isso que montamos, no Kotobá, um podcast para você aprender vocabulários de japonês utilizado no cotidiano nipônico (não vocabulário de livros, mas sim os nativos, que os japas usam mesmo no dia-a-dia).

Agora, já imaginou se divertir e aprender, ao mesmo tempo? Dependendo do jogo de tabuleiro, você vai conseguir se divertir e ao mesmo tempo praticar japonês. Horas vão passar e você nem vai sentir, mas está ganhando experiência ao praticar. O seu cérebro está cada vez mais acostumado a pensar e se expressar naturalmente japonês. Isso é fantástico, não?

“Massa, Lucas. Agora normalmente esses jogos são chatos e ainda vou ter que trazer do Japão. Não vale a pena…”  

Não, meu jovem Padawan. O fato é que há jogos bastante divertidos e que você pode encontrar facilmente no Brasil por não depender de idioma. Aqui vai a lista de jogos de tabuleiro para você praticar japonês e começar a jogar junto com os amigos e amigas (me chama)!

Antes de começar vou te recomendar um texto que explica porque aprender japonês é como jogar um board game: clique aqui!

Aprender Japonês é como jogar board game

Antes, critérios de avaliação

Antes de imos para a lista, deixa te falar um pouco como foi que chegamos a esta lista (e porque talvez UNO não esteja ai). Isso vai te ajudar a pensar se o jogo de tabuleiro que você tem em casa vale ou não para praticar japonês. Até mesmo fugir dessa minha lista e encontrar o seu (e nesse caso me conta quais são!).

Depois de uma análise, considerei três critérios para te ajudar nessa construção e encontrar os jogos de tabuleiro que mais se encaixa para você e o teu grupo de amigos e colegas. Sempre avaliadas de uma a cinco estrelas.

1.Comunicação: Será que o jogo é mais comunicativo ou é aquele que você fica calado? Já que a gente tá jogando para praticar japonês, tem que consistir no uso da conversa e da fala em japonês. Até mesmo de improviso e criatividade em fazer sempre falas novas e não programadas.

Veja também:  10 gafes pra evitar no trabalho do Japão - guia do gaijin profissional

2. Dependência do idioma: OK, o jogo até pode dar oportunidade para você falar, mas será que você ainda precisa ficar lendo em português? Quanto mais o jogo distanciar do idioma materno e dar liberdade para você praticar japonês, melhor.

3.Party Game: O jogo é simples e divertido o suficiente para seus amigos quererem jogar?

E claro, não tem critério mas é intrínseco. Todos são encontrados no Brasil. Se for comprar, uma dica. Tenta comprar daquela lojinha física e pequena da sua cidade. Essas lojinhas provavelmente promove eventos e encontro e você pode até acabar optando por jogar lá com sua turma, sem precisar comprar um novo.

Vamos agora nessa lista de jogos de tabuleiro para praticar japonês 🙂

1. Sheriff of Nottingham

sheriff de nottingham jogos de tabuleiro para aprender japones
「おい、お前なんか持ってるだろ」「持ってないですよ~(嘘っぽく言うけど実は本当)」

O jogo tem regras simples, fácil de aprender. Trabalha bem a comunicação e a conversa. A premissa dele consiste em que o jogador precisa ter lábia e capacidade de persuasão. É isso mesmo, neste jogo jogam de 3 a 5 pessoas. Em cada rodada, uma delas vai ser o sheriff e o resto comerciante, que está no meio de uma transação de importação e exportação – e contrabando. O comerciante deve convencer o sheriff sobre o que você está transportando e tentar enganar. Caso esteja contrabandeando, que ele não abra a sua mercadoria. Caso não, que ele abra e acabe te pagando por duvidar na sua índole.

É um bom jogo de tabuleiro para praticar japonês, que tenho certeza que o grupo vai se divertir e tenho certeza que vai demandar bastante uso do seu nihongo, mesmo que simples.

Comunicação: ✬✬✬✬✬
Dependência do idioma: ✬✬✬✬✬
Party Game: ✬✬✬✰✰

PS: Jogo orgulhosamente criado por um designer brasileiro 🙂

2. Dixit

dixit jogos de tabuleiro aprender japones
「誰だよ3置いたのw」「これヒロだろ」

Este board game é um jogo aclamado pela comunidade de jogadores. Sempre bem visto por aqueles que tem e não tem o costume de jogar. Bem simples e bem bonito. O jogo tem a pessoa que dá a dica e escolhe uma carta, e os outros que tentam acertar. Os que não deram a dica, contudo, vão colocar também uma carta segundo essa dica para tentar enganar os outros. Virando para cima, os outros tem que acertar a carta da pessoa da vez. Fácil de adaptar para qualquer nível de japonês que você queira. Adaptável para qualquer grupo e perfeito para aprimorar o vocabulário de qualquer nível.

Ele não é exatamente um jogo que faz você falar bastante, mas depois da dica “azul” e ver uma carta avermelhada, não tem como alguém apontar e começar a rir. É um jogo de tabuleiro para praticar japonês que está na lista pela simplicidade, diversão e essas conversas engraçadas.

Comunicação: ✬✬✬✰✰
Dependência do idioma: ✬✬✬✬✬
Party Game: ✬✬✬✬✬

3. Bang

bang jogo de tabuleiro para praticar japones
「私じゃないよ」「え、本当?信じていい・・?(死亡フラグ)」

Climatizado no velho oeste, o bang é um jogo bem divertido e interessante. Jogam quatro a sete jogadores. Cada jogador terá um papel diferente no jogo e sua verdadeira identidade permanecerá velada até o momento certo e por isso é um jogo de tabuleiro com muita conversa e acusações, em japonês. Neste cenário, o sheriff (mas do velho oeste, não do Nottingham) da cidade está pronto para prender os bandidos e, por outro lado, eles estão prontos para derrotar o sheriff e seu oficiais. Para ganhar este jogo, a pessoa deve fazer uso de uma boa fala e uma boa enganação. Fantástico para praticar o entendimento das entrelinhas.

Veja também:  23 Costumes do Ano Novo no Japão que Você Não Fazia Ideia - O Guia Completo

O jogo tem cartas de efeito em português e talvez o jogo fique muito centralizado no xerife, cabe assim, você e seus amigos ficarem acusando um ao outro para tornar o jogo mais comunicativo para praticar a língua japonesa.

Comunicação: ✬✬✬✬✰
Dependência do idioma: ✬✬✬✰✰
Party Game: ✬✬✬✰✰

4. Jinrou (cidade dorme)

jinrou cidade dorme para praticar japones
君、じんろうだね!ww

Você sabe o que quer dizer jinrou 「人狼」? Lobisomem, em kanji. Isso mesmo! Neste jogo, cada jogador pega uma carta com um tipo de personagem diferente. Claro que um deles é o grande e faminto lobisomem. O objetivo do grupo é descobrir quem é o lobisomem, fazer muitas acusações não embasadas e sobreviver a esta noite. Por outro lado, o objetivo do lobisomem é também sobreviver, mas para comer todos os aldeões. Trabalha o uso da conversa e do convencimento para fazer aliados e enganar inimigos.

Jinrou é o nome do jogo encontrado no Japão, aqui no Brasil você pode achar como: Lobisomem por uma noite. Algumas pessoas podem ter jogado esse jogo com o nome “Cidade dorme” com pedaço folha de papel. É a mesma coisa, só que com as cartas deixa o jogo mais bonito mesmo (Já joguei num bar com pedaços de guardanapo e foi uma das melhores sessões).

É um excelente jogo de tabuleiro para praticar japonês, que nem mesmo precisa do jogo em si.

Comunicação: ✬✬✬✬✬
Dependência do idioma: ✬✬✬✬✬
Party Game: ✬✬✬✬✰

5. Codenome

codenome jogo de tabuleiro
「えーと、『少年漫画、3』」「努力、勝利、友情」「すげえ」

Codenome é um daqueles jogos que pode ser jogado com crianças até os mais velhos. Com regras simples como “imagem e ação”. Os jogadores dividem dois grupos de espiões – vermelho e azul (ou 赤 e 青, em japonês). Cada grupo vai ter o mestre com o mapa das palavras, e ele vai dar dicas para o restante da equipe encontrar as palavras associadas a ela dica.

Pela natureza deste jogo de tabuleiro para praticar japonês, vai fazer com que se comunique bastante (e reclamar das dicas ruins hahaha). O jogo encontrado no Brasil vai está em português, mas dá para abstrair facilmente e até ser um motivo para aprender mais vocabulários diferentes jogando com quem tem mais fluência no idioma.

PS: Ouvi uma vez na rádio japonesa um comediante falando desse jogo. Os japas jogam também por lá. Quem sabe depois você começa a jogar com as cartas em nihongo?

Comunicação: ✬✬✬✬✰
Dependência do idioma: ✬✬✬✰✰
Party Game: ✬✬✬✬✬

Extra – Jogos de Tabuleiro para Aprender Japonês (JTAJ)

Não é fácil encontrar jogos tão bons para aprender um idioma. Afinal de contas eles não foram criados com essa intenção. Existem sim outros jogos que podem te ajudar a aprender – muitos, diga-se de passagem. Dois desses jogos de tabuleiro para aprender japonês que apresento aqui surgiram na lista, mas acabei tirando por ficar a desejar um pouco para ser um jogo de tabuleiro para praticar japonês. こちらです!

Sushi Go

sushi go aprender japones
おいしそう!かわいい!おいしそう!

Olha essa fofura. Sério. Só por esses sushis fofinhos já vale tá na lista. Brincadeira a parte, é um dos jogos mais divertido e simples com bastante estratégia. Você tem que selecionar uma carta para ficar contigo, e passar o restante da carta para a próxima pessoa e repete isso até baixar todas elas. O objetivo é assim, fazendo “jogos” das cartas e pontuar.

Veja também:  Guia básico para dominar o mundo dos verbos em japonês!

O problema desse jogo é que, apesar de ter sushis fofinhos e ser bastante divertido, não exige muita a comunicação. Talvez a conversa pare em 「これは日本語でなんていうんですか? (Como isso se chama em japonês?)」「お茶だけど、すし屋では、あがり、っていうんだよ。(É ocha, mas em restaurante de sushi chama-se agari )」e aprender alguns termos de sushi. Mas, como um jogo de tabuleiro e pelo desenho da cartas, recomendo bastante ele.

Comunicação: ✬✰✰✰✰
Dependência do idioma: ✬✬✬✬✬
Party Game: ✬✬✬✰✰

D&D – Dungeons & Dragons (RPG)

RPG aprender japones
何が出るかな♪何が出るかな♪ドラゴンの頭が出てきたよ、やばっ!

Vale para qualquer jogo de RPG de mesa – com o mestre contando histórias e os jogadores viajando nela. Talvez um dos maiores jogos e símbolo nerd de todos os tempos. Muitos que nunca não tenha jogado e que conheça mais de filmes e seriados americanos como Stranger Things. No Japão acredito que seja ainda menos comum.

O jogo é bastante divertido. O mestre conta a história, vai narrando os acontecimentos. Os jogadores interpretam os personagens e decide as suas ações e normalmente joga os dados para ver se deu certo ou não.

É um jogo bastante divertido, e acredito que muitos de vocês já tenha jogado (ou pergunte a um amigo dessa vibe). O porém dele é a quantidade absurda de horas investidas e durar várias sessões. Nesse caso, talvez você queira fazer um RPG diferente que dure uma sessão, por exemplo.

Outro ponto é que ele exige muito o idioma, bastante. O jogo é você e seus amigos conversando por horas e horas, então, se você não souber bem japonês pode ser frutante. A barreira de entrada para iniciantes é alta, diferente dos outros jogos, e você provavelmente vai querer jogar com quem sabe falar razoavelmente bem.

Fora a própria regra, que em português já é muita coisa, imagine em japonês. É um jogo massa, mas com muitas barreiras de entrada e por isso acabou ficando fora da lista.

Comunicação: ✬✬✬✬✬
Dependência do idioma: ✬✬✬✬✬
Party Game: ✬✰✰✰✰

PS: Hiro já criou uma história baseada no Japão da era Edo para brincar de RPG de uma sessão só. Diga aí que massa!

Espero que você tenha gostado das nossas recomendações! Me conta nos comentários o que você achou da nossa lista de jogos e se você já jogou algum deles. Claro que se você já usou outro jogo para aprender japonês, fique à vontade de comentar, pra eu aproveitar dele também. Se você quiser, posta no facebook e compartilha com o kotoba pra a gente dar uma olhada!

Parabéns! Ao ler esse texto, você acaba de aumentar 1 nível de conhecimento 🙂

Conhecimento
100%

Gostou? Junte-se a mais de 2000 estudantes inteligentes de japonês e receba atualizações de artigos e dicas imperdíveis para melhorar a sua fluência no japonês!

 

Ah, compartilhe e ajude este artigo chegar às outras pessoas. Fará uma GRANDE diferença para mim. Arigatou 🙂

 

Psicólogo de formação, Já morou em Argentina e Chile mas foi na cultura Japonesa que se apaixonou. Co-fundador do canal culinário e cultural, Japa na Chapa. Tem como autor favorito da literatura japonesa Yasunari Kawabata.

  • Tiago Inoue

    Ohayo, tudo bom? Estudante novo na área, obrigado e parabéns pelo material disponibilizado. Dúvidas bestas: em “watashi wa”, encontrei em mais de um lugar a particula escrita como は. Outra: encontrei mais de uma versão de tabelas de Hiragana, algumas com algumas sem as letras correspondentes a Wi e We (agora escrevendo e falando a sílaba acho que entendo porque hehe). Pode dar uma luz por favor? Abraço

  • Fala Tiago, tudo bem?

    O は usado com partícula tem o som de WA, apesar de a gente saber que o som dele mesmo é HA (como RAto, no português).
    O WA mesmo no hiragana é わ.
    Esses Wi, We, são sons que originalmente não existiam no japonês e por isso eles fizeram uma “gambiarra”. Usam as letras dos sons do あいうえお pequenas.
    Wi: ウィ We: ウェ Wo ウォ (Wa já é o ワ e Wo pode confundir com を「ヲ」)

    Curiosamente, a família do V tem uma pegada parecida. Só que eles foram mais ousados e colocaram os dois pontos 「``」como no 「ば」na letra ウ.
    Ficando ヴァ、ヴィ、ヴ、ヴェ、ヴォ

    Uma coisa importante: como eles tem origem estrangeiras e só vão ser utilizados para palavras estrangeiras, usa-se katakana para escreve-las.

    Espero que tenha conseguido responder as suas dúvidas.

    Abraços!