Fale como um japonês nativo

【数え方】Kazoekata: Como contar em japonês e mostrar domínio


Contar em japonês como um nativo precisa de atenção extra. Evite erros de principiante domine a fluência em japonês.

Pergunta rápida, você sabe contar? Não se faça de desentendido que eu não to falando de contar as estórias dos mangas com os amiguinhos não, to falando sobre contagem “numérica”, aquela que a gente usa na escola, pra saber quantos reais eu tenho na carteira e para contar carneirinhos pra ver se pega no sono. E com contar em japonês, você sabe?  Não do 1 até o 10 como teu professore de judô ou karate fazia, mas contar uma quantidade certa de pessoas, emails ou maças.

É, meu caro companheiro amante da cultura nipônica. A contagem no japonês pode ser um grande problema pra quem ta começando, por isso eu estou aqui novamente pra facilitar a sua vida e lhe explicar como é que funciona o sistema de contagem e mostrar alguns exemplos importantes para que você possa estudar e conversar melhor em japonês.

Contagem no Brasil

Antes de ficar confuso me deixa explicar uma coisa para você que fala português. No Brasil nós temos alguns tipos de contagem. Um exemplo seria a contagem de estoque que as lojas fazem nos seus balanços, então se eu contar a quantidade de produtos em minha loja eu vou ver que tenho “sete câmeras”, “três garrafas de vinho” ou até mesmo “nove cachorros”. Vocês podem reparar que na contagem nada muda, pois usamos os substantivos como referencia logo após o numero e assim sabemos a quantidade e o que estamos contando.

Outro tipo de contagem no Brasil é aquele que identifica a ordem das coisas ou pessoas. Em uma corrida podemos dizer que o “primeiro” a chegar foi a Lívia, o “segundo” foi o João, o “terceiro” foi o Goku, e por ai segue a contagem. Basicamente, essas duas são as contagens mais comuns e populares no português, embora possuam regras peculiares em casos específicos, não são de difícil entendimento e muito menos de um uso complicado, mas por outro lado, o Japonês gosta de dificultar para a nossa memória. Vamos entender por que.

Veja também:  Como se apresentar em japonês - 自己紹介
Sempre do básico para o complexo!
Sempre do básico para o complexo!

Contagem no Japão

No idioma da terra do sol nascente a contagem é feita pelo “tipo” e pela “forma” do que está sendo contado e diferentemente do português, ele não usa o [numero + substantivo] para a contagem e sim uma “mistura” entre o numero e a “forma/tipo”. Vamos começar a contar pelo básico no japonês de 1 a 10:  一いち 二 三さん 四よん 五 六ろく 七しち・なな 八はち 九きゅう 十じゅう

Agora que sabemos pelo menos os primeiros 10 números, podemos entender algumas das contagem mais comuns, como a contagem de pessoas:

一人

ひとり

二人

ふたり

三人

さんにん

四人

よにん

五人

ごにん

六人

ろくにん

七人

ななにん/しちにん

八人

はちにん

九人

きゅうにん

十人

じゅうにん

 

Podemos reparar que os kanjis são bem simples [numero + pessoa], no entanto o kanji de pessoa tem como leitura  ひとe quando usado na contagem de pessoas ele assume a leitura にん.

Ai você pode estar se perguntando e o “primeiro” e o “segundo” eles não são nem hito e nem nin, ne? Pois bem, se você não sabe disso ainda, você precisa saber que no japonês tem exceções à regra em todas as regras. Normalmente o “primeiro” nas contagens são diferentes, mas nem sempre é assim, se não isso seria uma regra, e eventualmente encontraríamos a exceção.

Como falei antes, no japonês as contagens são distribuídas por tipo e forma e por isso teremos muitas vezes tipos iguais e formas e deferente, assim como formas e iguais e tipos diferentes. Um exemplo para ilustrar tipos iguais e formas diferentes é a contagem de animais vivos, como peixes e cachorros:

Veja também:  7 ditados japoneses para conhecer, usar e se tornar fluente

一匹

いっぴき

二匹

にひき

三匹

さん

四匹

よんひき

五匹

ごひき

六匹

ろっぴき

七匹

ななひき

八匹

はちひき/はっぴき

九匹

きゅうひき

十匹

じゅっぴき/じっぴき

 

Eita que é exceção nesse japonês. Mas gostaria de pedir um minuto de silencio aqui para homenagear o meu grande e velho amigo, o Kanji! Sim caro leitor, podemos ver novamente que o kanji está aqui para facilitar nosso entendimento e não para dificultar a nossa vida. Podemos ver que nas duas contagens a utilização dos kanjis pode resumir e facilitar, mas isso não quer dizer que não precisa aprender a leitura, pois mesmo que você saiba o significado, como é que você vai contar para o seu amigo japonês que você tem dois cachorros lindos em casa? Então bora aprender os dois, pois um é complemento do outro e não rivais.

何人がいますか. Responde lá nos comentários!
Desafio: 何人いますか。 Responde lá nos comentários!

Extra

Agora você sabe como funcionam as contagens no Japão e por isso você está pronto para a próxima fase! Como perguntar a quantidade das coisas no Japonês?  Segue a lógica das contagens, e logo, para cada tipo/forma vai ter uma pergunta diferente, mas não se preocupe, vou listar alguma das perguntas mais comuns que você pode usar nas suas conversações e no seu dia a dia:

なんじ?

Que horas?

なんにち?

Que dia?

いくつ?

Quantas coisas? (pequenas)

なんにん?

Quantas pessoas?

なんさい?

Quantos anos?

なんかい?

Quantos andares?

Quantas vezes?

なんびき?

Quantos animais vivos pequenos?

 

PS: Caso você tenha se perguntado: sim, a contagem para animais grandes e pequenos é diferente. Para animais grandes, você usa [~tou]: 一頭いっとう 二頭にとう

hmmm, como é que é mesmo aquela contagem?
Hmmm, como é que é mesmo aquela contagem?

O que você achou das contagem? Conta nos comentários qual é tua contagem favorita! E se você quiser saber sobre alguma contagem em especifico, é só pedir ai nos comentários!

Veja também:  [Infográfico] Como falar japonês formal usando KEIGO

Parabéns! Ao ler esse texto, você acaba de aumentar 1 nível de conhecimento 🙂
Contagem
100%

Gostou? Junte-se a mais de 1100 pessoas inteligentes e receba atualizações de artigos e dicas imperdíveis para melhorar a sua fluência no japonês!


Psicólogo de formação, Já morou em Argentina e Chile mas foi na cultura Japonesa que se apaixonou. Co-fundador do canal culinário e cultural, Japa na Chapa. Tem como autor favorito da literatura japonesa Yasunari Kawabata.