Kotobá Kaiwa Club


Conversação, Cultura, Prático

Fala galera! Espero que esteja aqui porque adora aprender mais sobre cultura japonesa e afinar o seu japonês. Há anos ensino lingua japonesa, e desde então tenho notado várias pessoas reclamando que mesmo estudando por anos, na hora de falar em japonês – seja com um turista ou um japonês que veio visitar a empresa – nada sai da boca. Esse é o seu caso?

Deu um branco na cabeça? Tava com vergonha? Talvez os dois.

Dai vejo aquela outra pessoa que mesmo sem saber falar bem o japonês, consegue se virar com uns Arigatou misturados com palavras que aprendeu assistindo centenas de animes e doramas. Japonês de “índio”, mas olha que engraçado: está conseguindo se comunicar.

Por outro lado, vejo pessoas que estudarem por um bom tempo ou moraram no Japão, mas os dias de falar em japonês estão distantes. E sentem que cada dia a mais está se enferrujando. Como num provérbio japonês, takara no mochigusare.

【宝の持ち腐れ】たからのもちぐされ | TAKARA NO MOCHI GUSARE |

Tradução: Inutilidade de um tesouro.
Significado: Mesmo tendo algo valioso, útil, hábil, deixar de utilizar.

Ou seja, não basta apenas estudar por anos e anos. Precisa praticar. Como o Musashi Miyamoto diria: a melhor maneira de aprender é fazendo.

Sem dúvida, um dos personagem históricos que vale a pena conhecer.

Imagine se você puder se comunicar bem passando tudo que sabe em japonês. Estará com a faca e o queijo. Mas como? Ai que entra o Kotobá Kaiwa Club.

O que é Kotobá Kaiwa Club?

Depois de vários anos observando pessoas com esse tipo de problema, decidi criar esta iniciativa no Kotobá. Imaginei:

E se as pessoas pudessem conversar a vontade em japonês, seja informal ou formal, num ambiente livre de julgamento, sem sentir medo, podendo praticar, errar e adquirindo autoconfiança ao prática ao falar o idioma japonês? Foi o que acabou acontecendo.

Como um Dojo pra quem pratica Judô, só que em vez de treinar os newazas (寝技) você vai treinar a não ter papas na língua.

A conversação é 90% em japonês, realmente forçar ao máximo falar só em japonês. É até bom pra praticar a escuta do idioma, o Choukai (聴解). Estará disponível também um material guia cada sessão, tendo algumas expressões e formato de fala sobre o tema.

Desde abril deste ano, aconteceram várias sessões com participações de uma galera bacana de vários estados brasileiros (PE, MG, PA, SP, CE… esqueci de algum?) todos conversando em japonês. Muito bom ver que até aqueles tímidos, conseguem até o final da conversação se arriscarem e manter uma conversa simples de 2 ou 3 frases.

Uma comunidade de pessoas que cria segurança pra você praticar, criar disciplina e atingir o sucesso.

Como funciona na prática?

Você participará de uma conferência online (até hoje estamos bem no google hangout) com um grupo de pessoas que tem o mesmo gosto e objetivo: falar em japonês. Normalmente acaba falando sobre mangá, anime (vocês adoram, não tem como sair dessa) e o papo pode vaiar dependendo do tema, que vai até sobre cultura, cotidiano, e costumes japoneses como yakyuu (野球) – baseball, Konbini (コンビニ) – loja de conveniência, etc. É um momento pra aprender sobre cultura japonesa também.

O material também será enviado ou disponibilizado online, recebendo um link pra download.

Quem poderá participar?

Como a conversação é em japonês – 90% da conversa é no idioma – recomendado pra aqueles que pelo menos tenha a noção do básico. Ou que tenha estudado por pelo menos 6 meses ou que tenha passado uma temporada no Japão. O material estará na sua maior parte em japonês também (hiragana, katakana e kanji), mas a conversação poderá estar disponível em ro-ma ji.

Se você ainda não aprendeu o básico, fica ligado no lançamento do curso básico no Kotobá. A versão beta será lançada logo mais. Pra mais informações, se inscreva na lista de e-mail Kotobá VIP ou envia uma mensagem pra a gente pelo contato.

Quanto custa?

0800. Tudo por nossa conta. Incluindo o material. (por enquanto. Se mudar, ficará sabendo por aqui)

Na moral?

Na moral. Maji.
Em contra partida, peço apenas que:

  • Envie críticas e feedback, respondendo as pesquisas. Isso é fundamental. Nos ajuda a melhorar a iniciativa cada vez mais e oferecer algo de qualidade e útil pra você. Você só tem a ganhar.
  • Compartilhe nas suas redes. Pra ser conhecido por mais pessoas. Mais notoriedade, mais pessoas participando, maior importância pra a gente, mais estímulo e vontade, maior qualidade. Você só tem a ganhar [2].

Como faço pra participar?

Fácil. Primeira forma e mais segura, é só estar cadastrado na nossa lista de e-mail Kotobá VIP. Pelo mailing você receberá em primeira mão as datas e convites.

Segunda maneira, é pra quem perdeu o e-mail mais recente da lista. Nesse caso, é só verificar as ultimas publicações no blog sobre o Kotobá Kaiwa Club. Lá estará explicando rapidamente o tema e como se inscrever de ultima hora.

Terá um link pra social share pra depois de compartilhar, poder ter acesso ao link da conversação e o material.

Quero me inscrever no Kotobá VIP agora!


Recomendações?

  • Deixe o medo e a vergonha de fora. Joga no banheiro e dê descarga.
  • Lembre-se que é um ambiente pra praticar, errar, e aprender. Provavelmente o seu colega falará coisas erradas, isso é normal. Inclusive pra você.
  • Utilize fone de ouvido, uma conexão de internet boa pra vídeo conferência.
  • Use computador, tablet, celular, o que preferir. Mas lembre-se que terá um material que precisará ler na hora.
  • Encorajamos fortemente que fale! Mas quando não estiver falando, deixe o microfone no silencioso.
  • Pergunte. Mesmo quando tiver nada pra perguntar.
  • できるだけ、日本語で話しましょう!Vamos falar ao máximo em japonês! Se desafie a falar um pouco mais que ontem.

Animado pra poder ter a sua participação. Liberte o seu potencial 🙂

Dúvidas, perguntas ou sugestões? Aproveite a sessão de comentário logo aqui embaixo.