Fale como um japonês nativo

Dominando e flexionando a forma tekei no japonês


O verbo, como palavra, indica as ações que são, que serão ou que foram tomadas. Indispensáveis em sua função, ao ser flexionado pode indicar o passado, o presente e o futuro. Com enfoque no presente, o tekei japonês, é indispensável para a construção o idioma.

E cá estou eu novamente falando sobre verbos. Sempre gostei muito deles. Me impressiona a capacidade que o japonês tem de criar verbos extremamente específicos para situações muito específicas. No entanto tem uma forma verbal que me agrada mais do que as outras.

Não sei vocês, mas quando eu comecei a aprender, eu me alegrava muito quando eu “aprendi a dizer tal coisa”. Por exemplo: na escola de japonês eu aprendia a usar a palavra “comer” e aí então eu podia dizer: “agora eu sei e posso dizer que vou comer qualquer coisa” no Japão. Isso me deixava bem feliz e era como um achievement unlocked. Das minhas conquistas pessoais, uma das que mais efeito foi aprender a forma “te”, o famoso tekei て形.

O presente

Foi de fato um bom aprender o equivalente do gerúndio do nosso português. Talvez, a princípio, o tekei seja o assunto mais importante para um estudante que está relativamente no começo. Depois de dominar o masu kei ます形e o jisho kei 辞書形vem o aprendizado da forma do presente, o gerúndio. Se por acaso você ainda está estudando a estrutura dos grupos e como funciona o masu kei o jisho kei, eu tenho um texto que vai te ajudar e facilitar tua vida:

Guia básico para dominar o mundo dos verbos em japonês!

Tekei て形

Mas afinal de contas, o que é o tekei? É uma forma de flexão verbal que indica o presente, o gerúndio, aquilo que está sendo realizado naquele momento. Em que momentos e em que situações eu uso? Fácil de responder. Imagina a seguinte situação: você está afim daquele menino bem bonito da tua sala, ai você vira pra uma amiga e um amigo e pergunta – cadê o bonitoさん? – então o teu amigo olha pra você e te diz – está almoçando. O tekei indica a ação que está sendo realizada naquele momento, no caso dessa pequena história, ele está naquele exato momento comendo o almoço dele.

Veja também:  Guia de onomatopeia japonesa em mangá- parte 1

Você: ボニトさん は   どこですか.

Você: bonito-san ha dokodesuka

Amigo: ひるごはん を   たべています.

Amigo: hirugohan wo tabeteimasu.

Hmmm cadê meu ou minha namorada? ou os dois????

Como funciona

O tekei não é difícil de aprender. Vale a pena você aproveitar que ele não é complicado pra aprender ele de forma bem sólida. Ele será usado em diversas situações diferentes e a regra de flexão que ele usa será aplicada em outras flexões verbais mais à frente. Então vamos lá!

SUGESTÃO: Recomendo novamente que você visite este texto caso você não esteja familiarizado com os grupos verbas: texto.

Grupo 1

O grupo um pra quem não sabe, é o mais “instável”, o que tem mais ramificações e regras, mas nada que você não possa dominar de forma simples. Vamos para uma pequena tabela de masu kei ます形que vira tekei て形.

い、ち、り  —————>  って
み、び、に —————>  んで
き —————>    いて
ぎ—————>   いで
し —————>    して

Como você pode ver na tabela é bem simples. Deixa eu te oferecer alguns exemplos pra deixar ainda mais fácil e claro:

ます—————> のでいます
ます—————> いっています*
ます—————>  すんでいます

O que você precisa fazer com os verbos do grupo 1 é substituir os hiraganas terminados em “i” que antecedem o masu ますpela forma te 】. Uma vez feito essa substituição você terá flexionado o verbo corretamente.

*OBS: percebe que no exemplo de ikimasu  ます o hiragana flexionada é o “ki” mas ele não é substituído pelo いて? Temos aqui uma exceção!

Existem varias musicas inventadas que ajudam a decorar o tekei!

Grupo 2

O grupo 2 é sempre o mais amigável! A flexão neste grupo é bem simples e fácil de decorar. A regra é a seguinte: substituir o masu ますpelo teimasu ています】:

Veja também:  10 palavrões em japonês para ser mais amado

たべます ——–>   たべます   ——–> たべています
みます ——–>    みます   ——–> みています
でます ——–>   でます   ——–> でています

Grupo 3

No grupo 3 existem apenas dois verbos o suru する e o kuru くる.

すます —————> しています
きます —————> きています

OBS: os três grupos verbais na sua forma formal podem usar tekei + masu no final da frase. No entanto é comum em várias situações, normalmente informais do dia a dia, que as pessoas não usem o masu no final. Podem usar apenas o tekei, assim como tekei + ru.

Pronto pra usar e dominar o tekei!

Extra – tekei japonês do dia a dia

Como falei, a flexão tekei pode ser encontrado em diversas partes do japonês e em diversas situações. Você amante da língua japonesa já deve ter escutado em algum anime, dorama e programas de tv esses usos do tekei. Até mesmo em livros e mangás você pode ter se encontrado com ele. Um dos usos mais comuns e mais conhecidos é o tekei + kudasai. Se um dia você estiver precisando de ajuda ou quiser apenas falar como um personagem de anime e chamar muita estranheza na rua então diga: たすけてください! (tasuketekudasai) ou apenas たすけて! (tasukete).

Estamos aqui para ajudar você!

Espero que você tenha gostado e possa aproveitar o texto de hoje! Me conta nos comentários qual a melhor situação para usar o tekei!!!!

Parabéns! Ao ler esse texto, você acaba de aumentar 1 nível de conhecimento 🙂

Conhecimento
100%

Gostou? Junte-se a mais de 1500 estudantes inteligentes de japonês e receba atualizações de artigos e dicas imperdíveis para melhorar a sua fluência no japonês!

 

Ah, compartilhe e ajude este artigo chegar às outras pessoas. Fará uma GRANDE diferença para mim. Arigatou 🙂

Veja também:  10 gafes pra evitar no trabalho do Japão - guia do gaijin profissional

 

Psicólogo de formação, Já morou em Argentina e Chile mas foi na cultura Japonesa que se apaixonou. Co-fundador do canal culinário e cultural, Japa na Chapa. Tem como autor favorito da literatura japonesa Yasunari Kawabata.