O Exame de Proficiência em Língua Japonesa, também conhecido como JLPT ou nouryokushiken, não será realizado no Brasil em 2020.
O Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ) acaba de anunciar no dia 07/08/2020 que, devido à pandemia do coronavírus, não acontecerá o exame neste ano.
O exame proficiência em língua japonesa (JLPT) acontece duas vezes por ano no mundo – em julho e dezembro – e é realizado no Brasil apenas na última data. Normalmente, no primeiro domingo de dezembro.
Ou seja, os brasileiros têm apenas uma vez por ano para poderem realizar o exame, tentar passar e ganhar o certificado. Esse certificado do JLPT é fundamental para comprovar o seu japonês em editais de bolsas de estudo e seleção de emprego.
No site, o CBLJ informa:
“Devido à pandemia de Covid-19, junto as restrições locais a importância de manter os candidatos seguros, o Exame de Proficiência em Língua Japonesa de 2020 foi cancelado. Contamos com a compreensão de todos.”
As inscrições normalmente começam neste período do ano, em agosto e setembro. Chegando a data para iniciar as inscrições, imagino que o CBLJ teve que tomar um posicionamento diante da pandemia.
É realmente uma decisão difícil, já que o exame acontece em oito locais simultaneamente: São Paulo, Londrina, Belém, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasilia, Salvador, Manaus.
A edição de julho que acontece em outros países, não no Brasil, também foi cancelada em todos os países devido à pandemia.
Não há informação ainda no site do JLPT se foi um cancelamento mundial – talvez aconteça em regiões mais controlada. Mas no Brasil, sendo hoje um dos epicentros da pandemia, realmente é mais seguro cancelar.
Ainda assim, os alunos podem se preparar melhor para o próximo ano com mais tempo. Talvez até tentar um nível acima para compensar a falta deste ano.
Para isso, é fundamental ter acesso a um curso que cobre todos os tipos de questões: gramática, vocabulários, kanji, interpretação de texto e compreensão auditiva.
Além de estudar os assuntos, tem que se preparar com questões resolvidas e comentadas. Com dicas de como resolver as questões o mais rápido possível sem perder tempo, mas também sem cair em “cascas de bananas”.
No curso JLPT GT, são oferecidos em torno de 400 questões resolvidas e comentadas por nível.
Se você quiser passar no JLPT, aproveite para acessar o melhor curso de JLPT online: Curso JLPT GT com os níveis N5, N4 e N3.
Você pode ver alguns depoimentos aqui:
Vídeo relacionado:
Junte-se a comunidade com mais de 10.000 estudantes inteligentes de Língua Japonesa. Gratuito para sempre.
Nipobrasileiro arretado de Recife. Fundador do Kotobá – Japonês Simples! Acredita que a mudança vem pelo empoderamento das pessoas. Gosta de café, livros e passear de skate.
0 comentários