Em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, novembro recifense se tornará o MÊS DO JAPÃO. Serão realizados vários workshops e eventos gratuitos para divulgar e vivenciar a cultura japonesa. O primeiro evento será um encontro com cinco palestrantes para falar do Japão que você não conhecia, sob diversos aspectos: cultura, história, imigração, festivais, língua e valores japoneses.
YOUKOSO! Bem-vindos!
Vamos conhecer mais sobre o Japão?
No MÊS DO JAPÃO que acontece em Recife, vamos trazer no primeiro evento cinco palestrantes para falar sobre o Japão sob diversos aspectos: História, pesquisas, cultura, festivais, idioma e valores japoneses.
Essa maratona de mini-palestras acontece exclusivamente no dia 3 de novembro às 15 horas no Caixa Cultural e é um dos eventos organizado voluntariamente pela comunidade recifense para comemorar os 110 anos de imigração japonesa no Brasil.
Fico feliz que o Kotobá está participando da organização desse grande encontro e poder contribuir na divulgação da cultura e língua japonesa.
Inscrição
Você já pode garantir a sua vaga aqui:
Inscreva-se gratuitamente agora para garantir a sua vaga na palestra! (por favor, chegue 30 min antes do início do evento).
No dia, terão mais 20 vagas para inscrição no local além das reservas não confirmadas (por isso, chegue 30 min antes!)
Conheça os palestrantes!
1. Lucas Gomes Garcia (Palestra: De aprendiz a samurai: Como conquistei a fluência em língua japonesa sem nunca ter pisado no Japão.)
Lucas é psicólogo de formação, pós-graduado em intervenções clínicas e especializado em Gestalt-terapia. Com formação acadêmica no Chile, na Argentina e no Brasil é cofundador do site de atendimentos online Folego Psi e cofundador do site de cultura e língua japonesa Kotoba.com.br. Fluente em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e japonês) é professor e intérprete de língua japonesa.
Conheça mais sobre o trabalho de Lucas em: Kotobá – Japonês Simples! (você já está aqui)
2. Angélica Alencar (Palestra: O que estudamos sobre o Japão? Panorama dos estudos de história do Japão e Ásia no Brasil)
Angélica é Bacharel em História pela UFPE (Recife, Brasil), Mestrado e Doutorado em andamento pela Sophia University (Tóquio, Japão), com especialização em História Japonesa do século XVI. Há 15 anos membro do grupo de estudos da Ásia do departamento de História da UFPE e co-orienta alunos da graduação com interesse em História japonesa.
3. Eric Hayato Makiyama (Palestra: Como promover a cultura, juventude e a raiz do Japão no Brasil através do grupo de Taiko)
Eric Hayato Makiyama tem 19 anos, é descendente de japonês e atualmente está na graduação de Engenharia Química na UFPE. Nos seus tempos fora de estudo e de experimentos, é também Presidente do Grupo Ren Taiko Recife e contribui no fomento da cultura japonesa. Toca Taiko desde os 10 anos e já realizou 67 apresentações.
Conheça mais sobre o trabalho dele em: Ren Taiko Recife
4. Hiro Miyakawa (Palestra: Por que os japoneses limpam as escolas e respeitam as filas? Como a mentalidade japonesa impacta no cotidiano, negócios e olimpíada 2020).
Hiro é cofundador do Kotobá – Japonês Simples! onde promove e divulga língua e cultura japonesa. Professor e intérprete de língua japonesa há quase uma década, já trabalhou com empresas japonesas multinacionais e renomadas como Hitachi, Daikin, etc. Em 2018, foi selecionado como representante do Brasil no programa de visita a convite do Ministério de Relações Exteriores do Japão (MOFA). Acredita que pode transformar o mundo através da educação.
Conheça mais sobre o trabalho de Hiro em Kotobá – Japonês Simples! (você já está aqui)
5. Pedro Figueiredo (Palestra: Como promover a cultura japonesa através de eventos e festivais japoneses no Brasil)
Pedro é empresário e produtor de eventos, formado em Turismo pela UFPE e pós-graduado em Marketing pela UPE, possui ainda um MBA em Gestão Empresarial. Foi cativado desde muito cedo pela cultura japonesa e tenta tornar o espaço entre os dois países menor trazendo exemplos da tradição japonesa para Recife em Mostras, Feiras e Festivais. Selecionado em 2018 para o Programa JUNTOS pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.
…
Local:
Caixa Cultural (veja o mapa)
Procure pela Sala Multimídia.
…
Realização e apoio:
Consulado Geral do Japão no Recife | Kotobá – Japonês Simples! | Ren Taiko Recife |
Mais informações sobre os palestrantes e o conteúdo nas Mini Palestras:
- Hiro Miyakawa | hiro@kotoba.com.br
Veja a programação dos eventos no MÊS DO JAPÃO
- 10 de novembro às 16h: Oficina de Origami com Helana Makiyama. Local: Sala de oficina (Caixa Cultural).
- 17 de novembro às 16h: Palestra sobre Ukiyo-e com Leonardo Castillo. Local: Sala multimidia (Caixa Cultural).
- 24 de novembro às 16h: Oficina de caligrafia japonesa (shodou) com Hiro Miyakawa. Local: Sala de oficina (Caixa Cultural).
- 25 de novembro: XXII FEIRA JAPONESA DO RECIFE (Recife Antigo)
Mais informações sobre o MÊS DO JAPÃO
- Consulado Geral do Japão no Recife – Setor Cultural
- Tel: (81) 3207-0190
(inscrições sobre outros eventos fora as mini palestras, se informar com o consulado geral do Japão no Recife )
Junte-se a comunidade com mais de 10.000 estudantes inteligentes de Língua Japonesa. Gratuito para sempre.
Ah, compartilhe e ajude este artigo chegar às outras pessoas. Fará uma GRANDE diferença para mim. Arigatou 🙂
Agora, é a sua vez! Comente aí embaixo o que você achou do assunto.
Nipobrasileiro arretado de Recife. Fundador do Kotobá – Japonês Simples! Acredita que a mudança vem pelo empoderamento das pessoas. Gosta de café, livros e passear de skate.
0 comentários