No mês passado, nos EUA foi aprovado o casamento gay em todo o país e foi uma grande conquista e avanço no direito humano ( No Brasil? É um pouco diferente. Quem quer saber mais, google it).
No Japão, acabo achando a percepção um pouco parecido com o Brasil. Talvez mais mais simático. Há muitas pessoas assumidas, vivendo a sua vida cotidiana, mas para alguns ainda é tabu. Alguns assumem, mas não conseguem contar pros pais ou parentes, então infelizmente passam por dificuldades de aceitação da família.
Apesar de terem esses preconceitos dentro das famílias, nas escolas as vezes gerando bullying (qualquer coisa é motivo né?) quero acreditar que no consenso geral é algo tranquilo. Nos programas de TV aparecem transsexuais, gays, lésbicas, pessoas com vários gostos, e toda essa baboseira de sexualidade fica no segundo plano. Os japoneses podem achar até estranhos, mas não reclamam da liberdade alheia.
Baixe gratuitamente o ebook Lista Completa de Kanji JLPT N5
O que dificulta obviamente são preconceitos bestas e ignorâncias tolas, então vou falar de coisas boas. Nesse quesito, muitos dizem que a questão da religião facilita, por interferir menos na vida de cada um. O Budismo mesmo não foca nesses detalhes, e sim no desenvolvimento espiritual da pessoa. Como os japoneses têm mais o costume de levar a espiritualidade como algo cultural e cotidiano, e menos religião e dogmas, acabam vivendo de uma forma mais zen.
Também observa-se em alguns mangás, como o grande One Piece, a aparição dos gays de uma maneira cômica e amigável, então desde cedo é levado como algo bacana.
É o caso do Mr.2 Bon Clay 【Mr.2・ボンクレー】, que com a sua aparição cômica cativou muitos fãs.
Não somente, tendo uma das cenas mais emocionantes da obra. Sem querer colocar spoiler, ele já me fez chorar umas 2 vezes. Muito foda. Lembro de ter lido aos 13 anos. Por isso que One Piece faz sucesso até hoje.
Mesmo que desvie do caminho do homem
Mesmo que desvie do caminho da mulher
O que não posso desviar é o caminho do ser humanoQuando for morrer, será juntos
No céu da verdade,
florescerei o caminho gay “Okama way”
Há várias celebridades / famosos no Japão, ou Geinoukai【芸能界】 como chamam esse mundo dos famosos compostos por pessoas de diversas áreas: moda, comédia, música, etc. Vejo essa turma participando bastante de “Programas de Variedades” 【バラエティー番組】que são os programas de estúdio – Aqueles das pegadinhas e com uma caixa da cara da pessoa rindo, por exemplo. Sei que você já assistiu.
Pessoalmente gosto bastante da apresentadora e colunista, Matsuko Deluxe 【マツコ・デラックス】 (lá também usam nomes exagerados). Normalmente o programa que ela aparece é um bom programa. Há também a IKKO que se destaca na área de comédia e talk; Mittsu Mangrove 【ミッツ・マングローブ】na área de talk (essa sabe falar), e outras que são mais como uma idol / tarento 【タレント】 como a Haruna Ai 【はるな愛】, que foi a Miss Internacional Queen em 2009 (a Miss Universo das Transsexuais).
Em 2007, o Reizah Ramon HG 【レイザーラモンHG】fez sucesso com o personagem HardGay 【ハードゲイ】. Ele é heterossexual, casado com 2 filhos, mas fez questão de agradecer a esse público por esse sucesso. Como agradecimento chegou até a pousar numa revista masculina.
Japoneses são um povo que gostam de inventar palavras, mas normalmente os gays são chamados de Oneh【おねえ】que engloba também os transexuais, todo gênero. Ou quando querem se referir ao orientação sexual, gay mesmo【ゲイ】. De uma maneira um pouco mais pejorativa, existem Homo 【ホモ】 ou o famoso Okama 【おかま】. As transsexuais, new-half 【ニューハーフ】. As lésbicas de Rezu 【レズ】e a “ativa” de Itachi 【イタチ】 e a passiva de Neko 【ねこ】, que são nomes de animais. Homoafetividade de Dousei-ai 【同性愛】. Dá pra fazer muitas piadas de referência, mas vou deixar o Naruto de lado.
Há um região em Tokyo chamado Shinjuku Nichoume 【新宿二丁目】 que seria o paraíso dos gays. Se andar por lá, só vai ter lojas, restaurantes, boates, estabelecimentos voltados para esse público.
Não sou mestre em vocabulário desses públicos, mas é super interessante aprender os jargões e a cultura divertida deles. Tem muita coisa boa pra aprender, e se você for no Japão, é algo que acabará percebendo e aprendendo.
Quer conhecer mais? Veja esta entrevista que fiz com Angélica, uma brasileira que estudou no Japão por quase uma década. Ela vai contar histórias exclusivas sobre o que ela viu… confere aí!
Agora é a sua vez! Comente embaixo o que achou do assunto 😉
Nipobrasileiro arretado de Recife. Fundador do Kotobá – Japonês Simples! Acredita que a mudança vem pelo empoderamento das pessoas. Gosta de café, livros e passear de skate.
As Inscrições do JLPT 2021 vão até 31 de setembro. Veja todas as informações aqui…
Os Kanji do JLPT N3 completo. 370 kanjis que costumam cair no exame todos os anos.…
Estudar no Japão de graça é o seu sonho. Isso pode ser mais simples do…
Sabia que existe um dia por ano no Japão que as meninas viram princesas? É…
Transformações dos verbos na língua japonesa ou Conjugação verbal da língua japonesa é um dos…
Imagina que você está no Japão e precisa explicar uma pessoa japonesa do que se…
Este site gosta de cookies deliciosos.
View Comments
QUERO!!
Penso muito em morar no Japão mas minha principal preocupação era o choque de cultura e aceitação da homoafetividade, bom que os japoneses são muito ocupados para cuidar da vida dos outros hehe! Adorei o texto ❤️
Que bom, Kazuo! E as coisas estão cada vez melhor que na época que escrevi este texto. Tá cada vez mais indo para a aceitação.