O verbo, como palavra, indica as ações que são, que serão ou que foram tomadas. Indispensáveis em sua função, ao ser flexionado pode indicar o passado, o presente e o futuro. Com enfoque no presente, o tekei japonês, é indispensável para a construção o idioma.
E cá estou eu novamente falando sobre verbos. Sempre gostei muito deles. Me impressiona a capacidade que o japonês tem de criar verbos extremamente específicos para situações muito específicas. No entanto tem uma forma verbal que me agrada mais do que as outras.
Não sei vocês, mas quando eu comecei a aprender, eu me alegrava muito quando eu “aprendi a dizer tal coisa”. Por exemplo: na escola de japonês eu aprendia a usar a palavra “comer” e aí então eu podia dizer: “agora eu sei e posso dizer que vou comer qualquer coisa” no Japão. Isso me deixava bem feliz e era como um achievement unlocked. Das minhas conquistas pessoais, uma das que mais efeito foi aprender a forma “te”, o famoso tekei 【て形】.
Foi de fato um bom aprender o equivalente do gerúndio do nosso português. Talvez, a princípio, o tekei seja o assunto mais importante para um estudante que está relativamente no começo. Depois de dominar o masu kei 【ます形】 e o jisho kei 【辞書形】 vem o aprendizado da forma do presente, o gerúndio. Se por acaso você ainda está estudando a estrutura dos grupos e como funciona o masu kei o jisho kei, eu tenho um texto que vai te ajudar e facilitar tua vida:
Mas afinal de contas, o que é o tekei? É uma forma de flexão verbal que indica o presente, o gerúndio, aquilo que está sendo realizado naquele momento. Em que momentos e em que situações eu uso? Fácil de responder. Imagina a seguinte situação: você está afim daquele menino bem bonito da tua sala, ai você vira pra uma amiga e um amigo e pergunta – cadê o bonitoさん? – então o teu amigo olha pra você e te diz – está almoçando. O tekei indica a ação que está sendo realizada naquele momento, no caso dessa pequena história, ele está naquele exato momento comendo o almoço dele.
Você: ボニトさん は どこですか.
Você: bonito-san ha dokodesuka
Amigo: ひるごはん を たべています.
Amigo: hirugohan wo tabeteimasu.
O tekei não é difícil de aprender. Vale a pena você aproveitar que ele não é complicado pra aprender ele de forma bem sólida. Ele será usado em diversas situações diferentes e a regra de flexão que ele usa será aplicada em outras flexões verbais mais à frente. Então vamos lá!
SUGESTÃO: Recomendo novamente que você visite este texto caso você não esteja familiarizado com os grupos verbas: texto.
O grupo um pra quem não sabe, é o mais “instável”, o que tem mais ramificações e regras, mas nada que você não possa dominar de forma simples. Vamos para uma pequena tabela de masu kei 【ます形】 que vira tekei 【て形】.
い、ち、り —————> って
み、び、に —————> んで
き —————> いて
ぎ—————> いで
し —————> して
Como você pode ver na tabela é bem simples. Deixa eu te oferecer alguns exemplos pra deixar ainda mais fácil e claro:
のみます—————> のんでいます
いきます—————> いっています*
すみます—————> すんでいます
O que você precisa fazer com os verbos do grupo 1 é substituir os hiraganas terminados em “i” que antecedem o masu 【ます】 pela forma te 【て】. Uma vez feito essa substituição você terá flexionado o verbo corretamente.
*OBS: percebe que no exemplo de ikimasu 【いきます】 o hiragana flexionada é o “ki” 【き】mas ele não é substituído pelo 【いて】? Temos aqui uma exceção!
O grupo 2 é sempre o mais amigável! A flexão neste grupo é bem simples e fácil de decorar. A regra é a seguinte: substituir o masu 【ます】 pelo teimasu 【ています】:
たべます ——–> たべます ——–> たべています
みます ——–> みます ——–> みています
でます ——–> でます ——–> でています
No grupo 3 existem apenas dois verbos o suru 【する】 e o kuru 【くる】.
すます —————> しています
きます —————> きています
OBS: os três grupos verbais na sua forma formal podem usar tekei + masu no final da frase. No entanto é comum em várias situações, normalmente informais do dia a dia, que as pessoas não usem o masu no final. Podem usar apenas o tekei, assim como tekei + ru.
Como falei, a flexão tekei pode ser encontrado em diversas partes do japonês e em diversas situações. Você amante da língua japonesa já deve ter escutado em algum anime, dorama e programas de tv esses usos do tekei. Até mesmo em livros e mangás você pode ter se encontrado com ele. Um dos usos mais comuns e mais conhecidos é o tekei + kudasai. Se um dia você estiver precisando de ajuda ou quiser apenas falar como um personagem de anime e chamar muita estranheza na rua então diga: たすけてください! (tasuketekudasai) ou apenas たすけて! (tasukete).
Espero que você tenha gostado e possa aproveitar o texto de hoje! Me conta nos comentários qual a melhor situação para usar o tekei!!!!
Agora, é a sua vez! Comente aí embaixo o que você achou do assunto.
Psicólogo de formação, Já morou em Argentina e Chile mas foi na cultura Japonesa que se apaixonou. Co-fundador do canal culinário e cultural, Japa na Chapa. Tem como autor favorito da literatura japonesa Yasunari Kawabata.
As Inscrições do JLPT 2021 vão até 31 de setembro. Veja todas as informações aqui…
Os Kanji do JLPT N3 completo. 370 kanjis que costumam cair no exame todos os anos.…
Estudar no Japão de graça é o seu sonho. Isso pode ser mais simples do…
Sabia que existe um dia por ano no Japão que as meninas viram princesas? É…
Transformações dos verbos na língua japonesa ou Conjugação verbal da língua japonesa é um dos…
Imagina que você está no Japão e precisa explicar uma pessoa japonesa do que se…
Este site gosta de cookies deliciosos.